0800 775 9700

Esquerda ou direita? Qual o lado certo da esquadria?

Esquerda ou direita? Qual o lado certo da esquadria?

Afinal, quando uma esquadria é direita e quando ela é esquerda?

Essa informação é fundamental na escolha da esquadria para sua obra, pois comprar a esquadria na abertura do lado correto, evita diversos aborrecimentos, como a necessidade de devolução da mercadoria na obra, o que pode gerar atrasos.

As esquadrias podem ter as seguintes aberturas:

a) Abertura central: quando a porta ou janela tem folhas de correr separadas e deslizam abrindo do centro para lados opostos, usando as duas mãos. Janelas venezianas de 4 e 6 folhas centrais, vitrôs de correr de 4 folhas,  portas de correr 4 folhas e portas balcão 6 folhas normalmente têm esta característica.

b) Abertura ambos os lados: quando as folhas são móveis, não sendo fixadas em nenhuma das extremidades da esquadria, normalmente janelas de correr, venezianas e portas de correr podem apresentar essa característica. Em sua maioria são janelas e portas com 2 folhas móveis.

c) Projeção externa e basculante: quando a folha da janela se abre e ocupa um espaço externo para fora da parede, ela é chamada projeção externa, normalmente os maxim-ar de banheiros possuem esta caracteística. Já as basculantes, são acionadas através de uma alavanca puxada para baixo, fazendo com que as aletas da porta ou janela se abram ou se fechem. Muito comum em portas mistas com vidros ou vitrôs.

c) Esquerda e Direita: esse é o tipo de abertura que mais gera dúvida na hora da compra, mas existem alguns macetes interessantes para entender o que é esquerda e o que é direita. Abaixo um exemplo que facilita o entendimento, basta observar as dicas.

Nas portas de giro, ou de abrir, basta estar do lado de dentro do ambiente. 

Se a maçaneta estiver ao alcance da mão esquerda, esta porta é “esquerda”, abrindo no sentido anti-horário.

Caso a maçaneta esteja do lado direito, esta porta é “direita”, abrindo no sentido horário.

Já as portas e janelas de correr, também estando no lado interno do ambiente, caso a folha móvel esteja do lado esquero e  corra da esquerda para a direita, ela é “esquerda”, se correr da direita para a esquerda, ela é “direita”.

Sempre que tiver dúvidas quanto ao lado de abertura, pergunte a um vendedor experiente ou ligue para um fabricante.

 

Rodovia BR 153 km 104 + 300m José Bonifácio - SP
(17) 3265-9700
0800 775 9700
0800 775 9700
Acompanhe nossas redes sociais